SALVADOR


Salvador convoca beneficiários do Bolsa Família para realizar acompanhamento obrigatório

Mais de 479 mil pessoas devem cumprir a 2ª vigência de 2025 na rede municipal da capital baiana

Foto: Divulgação/SMS/PMS

 

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está reforçando o chamado aos beneficiários do Programa Bolsa Família para realizar o acompanhamento obrigatório de saúde referente à 2ª vigência de 2025.

A etapa é essencial para garantir a manutenção do benefício e envolve a checagem do cartão de vacinação, avaliação nutricional de crianças e adolescentes e acompanhamento pré-natal das gestantes. No total, 479.174 pessoas precisam passar pelo procedimento na rede municipal. Até agora, 172.852 beneficiários já foram monitorados, o que corresponde a 36,07% do público estimado.

Segundo Nailza Barbosa, técnica de referência do Bolsa Família na SMS, o acompanhamento cumpre uma função que vai além da obrigatoriedade. “Estamos intensificando nossas ações para alcançar todas as famílias. Esse processo é uma oportunidade de promover cuidado, prevenir doenças e assegurar que crianças, gestantes e mulheres tenham acesso ao que precisam dentro da atenção básica”, afirmou.

Nesta etapa, o público prioritário é composto por gestantes, crianças menores de 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos. Para realizar o acompanhamento, basta procurar a unidade de saúde mais próxima com documentos pessoais, cartão do Bolsa Família, caderneta da criança ou cartão da gestante.

A SMS reforça a importância de que todos os beneficiários realizem o procedimento dentro do prazo para evitar bloqueio ou suspensão do benefício.