SALVADOR


Salvador apresenta ações de transição energética em evento pré-COP 30

Prefeitura destaca projetos com energia solar e capacitação profissional em painel com foco em sustentabilidade

Fotos: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador apresentou nesta quinta-feira (17) suas principais iniciativas voltadas para a transição energética durante o II Painel de Transição Energética, evento preparatório para a COP 30. Realizado no auditório da Fieb, no Costa Azul, o encontro teve como tema central “Pré-COP 30” e contou com apoio de entidades públicas e privadas.

Representando a Secretaria Municipal de Sustentabilidade (Secis), o titular da pasta, Ivan Euler, destacou ações como o IPTU Amarelo, o programa Salvador Solar e a Política Municipal de Incentivo à Energia Solar Fotovoltaica. “As questões energéticas sempre foram uma prioridade. Estamos implantando energia limpa em prédios da prefeitura com o Salvador Sustentável”, afirmou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Mila Paes, ressaltou os resultados do curso de montador de sistema fotovoltaico oferecido pelo programa Treinar para Empregar. “Hoje, 72% dos participantes são inseridos no mercado. A sustentabilidade já é realidade econômica em Salvador”, frisou.

Durante o evento, também foram debatidos os desafios da transição energética, como a necessidade de mão de obra qualificada e os impactos da Medida Provisória 1.300/2025 no setor elétrico. “Precisamos de políticas públicas e especialistas para garantir eficiência na geração solar, até nos pequenos sistemas”, disse Carlos Henrique Passos, presidente da Fieb.