SALVADOR


Projeto Curare leva acolhimento psicológico gratuito à população de Salvador

Iniciativa da Guarda Municipal já realizou mais de 800 atendimentos em 2025 e cresce com apoio de voluntários

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

 

O acesso à saúde mental ganhou um reforço importante em Salvador. O Projeto Curare, da Guarda Civil Municipal (GCM), oferece atendimento psicológico e de assistência social para pessoas que não têm condições de custear um tratamento. As ações acontecem todos os sábados, das 8h às 12h, na Lagoa dos Pássaros, no bairro do Stiep, com atendimentos por ordem de chegada.

Criado em 2021 e ampliado no ano passado, o projeto conta com cerca de 30 voluntários, entre psicólogos, filósofos, psicanalistas, psicopedagogos e assistentes sociais. Na chegada, os pacientes passam por triagem com assistentes sociais antes de serem encaminhados para consultas individuais com os profissionais.

“Sabemos que, com certeza, a vida deles irá mudar a partir de então”, afirma James Azevedo, coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM. “Por isso mesmo agradecemos tanto aos voluntários que nos ajudam a acolher estas pessoas, pois é um projeto muito importante e que faz com que a GCM se insira ainda mais nessa estrutura da sociedade para acolher e dar segurança e o atendimento que elas estão necessitando”, completa.

O impacto da iniciativa é crescente. Apenas entre janeiro e maio deste ano, foram realizados 840 atendimentos, mais que o dobro do total registrado em todo o ano de 2024, que somou 327 acolhimentos.