SALVADOR


Prefeituras-Bairro encerram 2025 com mais de 934 mil atendimentos

Número supera meta anual, de acordo com a gestão municipal

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/Prefeitura de Salvador

 

A Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro registrou mais de 934 mil atendimentos em todas as unidades administrativas de Salvador durante 2025. A área da saúde teve papel de destaque nesses resultados, com procura relacionada a serviços de Cartão SUS, dispensação de medicamentos e marcação de consultas e exames.

Ao todo, apenas para demandas deste segmento, foram realizados mais de 540 mil atendimentos, facilitando o acesso da população à rede municipal e contribuindo para fortalecer a relação entre o poder público e as comunidades.

Outro destaque de 2025 foi o fortalecimento do programa Prefeitura-Bairro Vai Até Você, que levou os serviços diretamente a localidades vulneráveis, ampliando o alcance das ações municipais. No total, foram realizadas 25 iniciativas itinerantes em diversas regiões da capital baiana, como Parque da Cidade, Cabaletão, São João do Cabrito, entre outros.

O trabalho desenvolvido também contou com importantes parcerias institucionais, a exemplo da 6ª Região Militar/Exército Brasileiro, Neoenergia Coelba, Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Defensoria Pública da União, Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), que contribuíram para ampliar a oferta de serviços e fortalecer as ações conjuntas nos territórios.

“Em 2025, as Prefeituras-Bairro registraram 934.468 atendimentos, superando a meta inicialmente prevista, que era de 900 mil atendimentos. Além disso, de forma complementar, o programa Prefeitura-Bairro Vai Até Você ampliou ainda mais o alcance dos serviços, com mais de 11 mil atendimentos realizados. Para efeito de comparação, em 2024, foram contabilizados 896.601 atendimentos nas Prefeituras-Bairro, além de 7.119 atendimentos do Prefeitura-Bairro Vai Até Você. Isso reforça o crescimento, a capilaridade e a importância dessas ações para aproximar os serviços públicos das comunidades”, ressaltou o titular da SACPB, Luciano Sandes.

Salvador conta com dez unidades administrativas. São elas: Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Itapuã, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria.