SALVADOR


Prefeitura intensifica fiscalização de kits de praia na orla da Barra

Medida pretende fomentar a prática de atividades esportivas através da liberação da faixa de areia

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

 

Após a nova lei dos kits de praia no Porto da Barra entrar em vigor, os barraqueiros já passam a conviver com as mudanças. Nesta terça-feira (13), a prefeitura de Salvador, através de equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou as fiscalizações na praia do Porto da Barra. O objetivo é impedir o uso de equipamentos na faixa de areia sem a permissão dos banhistas.

As atualizações nos locais surtiram efeitos nos clientes que entendem ser positiva a organização do espaço público. Décio Martins, secretário da Semop, explicou que as regras da lei já vinham sendo aplicadas desde o verão passado e têm como foco “fortalecer a fiscalização rotineira, não apenas no Porto da Barra, mas em toda a faixa” do bairro praiano.

Para Sidney Lemos, vendedor ambulante que atua nas praias de Salvador, as alterações na legislação são benéficas, já que, segundo ele, “ninguém tem direito de privatizar a área pública”. Outro ponto é que, agora, as regras ficaram mais claras para os clientes que procuraram os serviços dos profissionais, sendo necessária a solicitação para cobrança de taxas de uso, conforme a Lei 9.928/2026.

Por fim, com a fiscalização das forças de ordem pública, as faixas de areia passam a ter mais espaço para prática de atividades de lazer e esportivas. A norma, que nesse primeiro momento está sendo testada apenas na praia do Porto da Barra, pode se expandir para outras localidades da cidade.