SALVADOR


Prefeitura entrega contenção de encosta nas Granjas Rurais Presidente Vargas

Intervenções devem beneficiar cerca de 30 famílias cujas casas estão próximas ao talude

Foto: Valter Pontes/Secom

 

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta segunda-feira (8) uma nova contenção de encosta na rua São Francisco Xavier, no bairro de Granjas Rurais Presidente Vargas, às margens da BR-324. Segundo a gestão municipal, as intervenções custaram R$ 1,2 milhão e devem beneficiar cerca de 30 famílias cujas casas estão próximas ao talude.

A construção possui mais de 1 mil metros quadrados de área em solo grampeado.

“Trata-se de uma obra definitiva com requalificação de passeio, escadaria e guarda-corpo. Esta é a proteção de encosta de número 564 que concluímos em pouco mais de 10 anos em Salvador, o maior volume de investimentos já feito na história nessa área. E é justamente por isso que a cidade está mais resistente, mais resiliente às chuvas”, afirmou Bruno Reis.

A nova contenção na rua São Francisco Xavier homenageia Leonel José dos Santos, morador já morto e que lutou por melhorias na comunidade. Segundo a filha dele, a comerciante Sônia Maria dos Santos Lima, 49 anos, a contenção trouxe alívio para quem vive, sobretudo, na parte inferior da encosta, ao evitar que deslizamentos de terra ocorram em períodos chuvosos.

Antes de a obra ser concluída, o talude da rua São Francisco Xavier passou por um processo de limpeza. Os engenheiros da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretária de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), realizaram avaliação da área de risco para elaboração do projeto, efetuando estudo de topografia para averiguar inclinação, tipo de solo, assim como sondagem sobre qual contenção seria executada.

Há diversas técnicas que podem ser utilizadas para estabilização de encosta, como a de alvenaria de pedra, muro de arrimo, cortina atirantada e solo grampeado —esta última foi a solução executada na São Francisco Xavier.

“Sempre uma encosta sem a proteção devida traz preocupação aos moradores, não somente aos prejuízos financeiros que podem ser causados, mas, sobretudo, à vida. Temos sempre uma preocupação para que as famílias não escavem encostas sem orientação técnica. Para auxiliá-las, dispomos de um Escritório Público que dá assistência técnica para quem quer construir, reformar ou ampliar a sua casa de forma segura”, disse o titular da Seinfra, Luiz Carlos de Souza.

O Escritório Público funciona na própria sede da Seinfra, na rua da Bélgica, no Comércio, e funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 16h30.