SALVADOR


Prefeitura de Salvador destaca ações de educação e clima em evento internacional em Brasília

Projetos da Defesa Civil e da rede municipal foram apresentados como exemplos de iniciativas que unem proteção à infância e adaptação às mudanças climáticas, em preparação para a COP30

Foto: Rebeca Omena

A Prefeitura de Salvador apresentou três iniciativas no evento internacional “Crianças e Ação Climática: Prioridades e Compromissos rumo à COP30”, realizado nesta quinta-feira (03), em Brasília (DF). Foram apresentados o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) e o Nupdec Mirim, ambos da Defesa Civil de Salvador (Codesal), além do Pátio Naturalizado, implantado no Centro Municipal de Educação Infantil União da Boca do Rio (CMEI).

O principal objetivo do evento é a discussão de estratégias de adaptação climática com foco nas crianças e adolescentes, público especialmente vulnerável aos eventos extremos provocados pelo aquecimento global.

O encontro reuniu gestores públicos, representantes da sociedade civil, pesquisadores e lideranças ligadas à organização da COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, participou do Painel 1 (Infância e sistemas de educação no centro das estratégias de adaptação climática), e apresentou as ações da gestão soteropolitana.

“Não existe justiça climática sem justiça para a infância. As crianças de hoje herdarão o planeta que estamos construindo. Proteger o futuro delas é responsabilidade coletiva. É significativo reforçar o compromisso de Salvador com a construção de políticas públicas voltadas à infância como parte essencial das estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas, promovendo a partilha de saberes de autoproteção e soluções baseadas na natureza. Mais aberta ao aprendizado, crianças compartilham com suas famílias os conhecimentos aprendidos em sala, contribuindo para ampliar as ações da Defesa Civil”, afirmou Sosthenes Macêdo.