SALVADOR


Prefeitura abre cadastramento de ambulantes para festas populares a partir de terça-feira (16)

Inscrições seguem até 16 de outubro e contemplam eventos como Festival da Virada, Bonfim, Iemanjá e Carnaval

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador inicia, na próxima terça-feira (16), o cadastramento de trabalhadores ambulantes interessados em atuar nas principais festas populares da cidade. O processo, conduzido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), segue até 16 de outubro e vai disponibilizar quase 9 mil vagas para eventos como o Festival Virada, a Lavagem do Bonfim, a Festa de Iemanjá, os circuitos pré-carnavalescos e o Carnaval.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site www.sca.salvador.ba.gov.br, entre 8h do dia 16 de setembro e 23h59 do dia 16 de outubro. Quem não tiver acesso digital poderá contar com apoio em uma das dez Prefeituras-Bairro. Cada candidato poderá se inscrever em mais de uma festa, em categorias iguais às já exercidas anteriormente.

A seleção será feita com base em critérios sociais e profissionais, como residir em Salvador, ter experiência nos últimos cinco anos, possuir certificado de capacitação, ser chefe de família monoparental feminina, idoso ou aposentado. Em caso de empate, prevalecerá a maior idade; persistindo, haverá sorteio eletrônico conforme o edital. A lista de pontuação sai em 29 de outubro e o resultado final em 1º de dezembro.

O secretário da Semop, Decio Martins, destacou que não há necessidade de pressa. “O sistema de cadastramento de ambulantes foi criado pela Prefeitura justamente para dar dignidade ao público que pretende trabalhar nas festas populares. Independentemente do dia em que o candidato se inscrever, o critério para a habilitação será o da pontuação prevista no edital. Não importa se essa pessoa se inscreveu antes ou depois: todos os inscritos concorrerão em iguais condições”, afirmou.