SALVADOR


Prazo para vistoria obrigatória de táxis é estendido até 10 de dezembro; 60% ainda não regularizou

Semob prorroga inspeção anual após adesão inicial de 40% dos 7 mil taxistas que circulam em Salvador

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

 

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), ampliou até 10 de dezembro o prazo para que os cerca de 7 mil taxistas da capital realizem a vistoria anual obrigatória. O processo, iniciado em 25 de agosto, havia tido prazo original até 19 de outubro; até o momento, apenas 40% dos profissionais regularizaram a situação, informou a prefeitura.

A vistoria agora é feita pelas Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs) credenciadas pela Semob, em pontos distribuídos pela cidade, medida que substituiu a inspeção centralizada no pátio da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae). O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, disse que a prorrogação atende a uma demanda da categoria e reforçou que a vistoria é obrigatória para manutenção do alvará.

Quem não fizer a inspeção pode ser autuado e, em caso de irregularidade persistente por até dois anos, até ter o alvará cassado, alerta Elane Gadia, chefe de Inspeção Veicular da Cotae. A vistoria custa R$ 117,79; veículos com procedimento em atraso pagam R$ 176,68. Veículos reprovados têm 30 dias para regularização após emissão do laudo técnico.

Para agendar, o permissionário deve pedir liberação no portal Salvador Digital (salvadordigital.salvador.ba.gov.br) e anexar documentos, CNH, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV, certificado da última aferição e licenciamento. O agendamento é feito pelo autorizatário, mas a vistoria pode ser realizada por um auxiliar com procuração.