SALVADOR


Polícia Técnica utiliza novo sistema de identificação durante evento na Barra

Software está sendo testado em ações de rua para avaliar suas funcionalidades

Foto: Ascom/DPT

 

A Polícia Técnica está utilizando, em fase de teste, o software Nimba Mobile de Consulta Multibiométrica para identificação de pessoas desaparecidas, sem documentação ou com mandados de prisão em aberto e crianças desacompanhadas. O uso foi feito durante evento Super Bololô 2025, realizado no Farol da Barra, na tarde de hoje.

A ferramenta funciona em aparelhos celulares e pode ser utilizada por agentes de segurança no momento da abordagem.

“São realizadas fotografias das impressões digitais e das faces das pessoas para uma busca automática no banco de dados do Instituto de Identificação Pedro Mello. A resposta sai em apenas alguns minutos”, explicou Bruno Fróes, diretor do Instituto Pedro Mello.

Os testes estão avaliando a conectividade e também a forma com ele se comporta em eventos com grande fluxo de pessoas.

“Estamos investindo em tecnologias cada vez mais portáteis e que dão mais mobilidade na atuação das forças de Segurança Pública”, disse Osvaldo Silva diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica da Bahia.

A polícia científica atua na festa com a Unidade Móvel de Perícia. Além do novo sistema de identificação, estão disponíveis os serviços de identificação de drogas, lesões corporais e perícias nas mais diversas áreas da criminalística.