SALVADOR


Polícia resgata 55 aves silvestres comercializadas ilegalmente na Região Metropolitana de Salvador 

Espécies como papa-capim, cardeal, trinca-ferro e canário-da-terra estavam em cativeiro; dois homens foram detidos 

Foto: Divulgação/Coppa

A Polícia Militar resgatou 55 aves silvestres que estavam sendo comercializadas ilegalmente em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), neste sábado (6). A apreensão ocorreu durante uma operação de fiscalização. 

Entre as espécies encontradas estavam papa-capim, cardeal, tico-tico, trinca-ferro e canário-da-terra, todas muito visadas pelo tráfico de animais devido ao canto ou valor comercial. 

Dois homens foram detidos e levados à delegacia para as medidas cabíveis. Já as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde receberão cuidados veterinários e passarão por processo de reabilitação.  

Comércio ilegal de aves é crime e movimenta mercado bilionário 

A venda irregular de animais da fauna brasileira é proibida pela Lei Federal de Proteção à Fauna (nº 5.197/67), que veda a caça, captura, criação e comercialização de espécies silvestres sem autorização. A Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) estabelece penas e punições específicas para essas infrações. 

Apesar das restrições, o tráfico de animais silvestres é o terceiro maior comércio ilegal do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas e armas. Estima-se que 38 milhões de animais são traficados por ano no Brasil.