SALVADOR


Plano municipal de segurança inclui 6,3 mil novas câmeras, ações com SSP e centro de controle

Documento prevê atuação conjunta entre prefeitura e governo estadual e aposta no uso de tecnologia e inteligência para reduzir índices de criminalidade na capital

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), apresentou na manhã desta quinta-feira (6) o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, elaborado em parceria com o governo Jerônimo Rodrigues (PT) e o deputado federal Capitão Alden (PL-BA), um dos principais nomes do bolsonarismo na Bahia.

O documento prevê ações conjuntas entre prefeitura e governo estadual e aposta no uso de tecnologia e inteligência para reduzir os índices de criminalidade na capital. O texto será encaminhado em breve à Câmara de Vereadores.

Durante evento de lançamento, em um hotel no centro da capital, Bruno afirmou que o plano busca “ações integradas e preventivas” e discursou contra a “politização” da segurança pública.

Entre as medidas anunciadas estão:

  • Construção do Centro de Controle e Operações no Lobato, onde funcionará o Observatório da Segurança, voltado à análise estratégica de dados e integração com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
  • Implantação de uma Central de Inteligência da SSP no mesmo espaço.
  • Instalação de 6,3 mil novas câmeras em toda a cidade, incluindo equipamentos com reconhecimento facial.
  • Distribuição de câmeras a estabelecimentos privados que aderirem ao sistema de monitoramento integrado.
  • Realização de novo um concurso para a Guarda Civil Municipal, com o objetivo de ampliar o efetivo da corporação.
  • Reforço das equipes da Subprefeitura do Centro Histórico, com foco na segurança e ordenamento urbano.