SALVADOR


Polícia faz operação contra ‘gangue do Ozempic’ após onda de roubos a farmácias na RMS

Ao menos dez pessoas foram identificadas como integrantes do grupo criminoso, segundo investigações

Foto: Polícia Militar/Batalhão Apolo

 

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (25) a Operação Apotheke, que visa desarticular uma quadrilha especializada em roubos de canetas emagrecedoras, como Ozempic e Wegovyem. Foram alvo do bando farmácias de Salvador e da região metropolitana.

Ao menos dez pessoas foram identificadas como integrantes do grupo criminoso, segundo investigações iniciadas há cerca de seis meses.

Mais de 200 policiais civis e militares participam da ação.

Além das medicações, as equipes buscam armas de fogo, drogas e outros materiais utilizados durante os assaltos.

Nos últimos meses, a Grande Salvador tem registrado uma onda de roubos atribuída às chamadas “gangues do Ozempic”. O caso mais recente ocorreu na noite de segunda (24), quando dois homens foram presos após tentar levar medicamentos de alto custo usados para emagrecimento em uma farmácia no Parque Júlio César.

Após tentarem fugir em uma moto, os assaltantes se depararam com a chegada de uma guarnição da Polícia Militar. Um deles atirou contra a viatura e voltou para o estabelecimento, onde fez dois funcionários reféns.

O outro homem acabou detido do lado de fora da farmácia.

Cercado, o outro suspeito se rendeu, entregou um revólver calibre .38 e liberou as vítimas, que tiveram ferimentos. A motocicleta usada pela dupla tinha placa clonada e sinais identificadores adulterados.

Foram apreendidas 42 caixas de canetas emagrecedoras de diferentes marcas, além de R$ 162 em espécie e um aparelho celular.

Horas antes, no bairro Santa Cruz, militares já haviam localizado uma outra moto associada a diversos roubos a farmácias na capital.

O veículo também estava com placa clonada e sinais identificadores adulterados. Um menor que conduzia a motocicleta foi apreendido com um simulacro de arma de fogo e um aparelho celular.

A ocorrência foi encaminhada à DAI (Delegacia para o Adolescente Infrator).