SALVADOR


Operação internacional fecha sites de pirataria e apreende equipamentos em Salvador

Mandados cumpridos esultaram na apreensão de computadores, celulares e mídias usadas para disponibilizar conteúdo ilegal

Foto: Divulgação/Ascom PCBA

 

A maior mobilização internacional voltada ao combate à pirataria digital, que teve nova etapa nesta quinta-feira (27), também ocorreu na Bahia. Na oitava fase da Operação 404, equipes da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão em dois endereços de Salvador, com foco na interrupção da distribuição irregular de filmes, séries, músicas e outros conteúdos protegidos por direitos autorais.

As ações foram realizadas nos bairros de Itapuã e Imbuí, onde dois suspeitos foram localizados. Durante as buscas, foram apreendidos sete celulares, três computadores, um notebook, uma TV Box, 11 discos de mídia e unidades de armazenamento, incluindo um HD com imagens de circuito de segurança. Os investigados admitiram que administravam páginas dedicadas à pirataria e lucravam com a venda desses materiais.

A etapa integra uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que envolve órgãos estaduais, agências reguladoras e parceiros internacionais. Além de desarticular redes de pirataria, o trabalho também mirou o bloqueio de sites e aplicativos irregulares e a remoção de conteúdos em plataformas digitais. No total, mais de 300 páginas e serviços de streaming foram retirados do ar.

A operação tem caráter internacional e contou com apoio de entidades como Anatel e Ancine, além de autoridades do Reino Unido, Peru, Argentina, Equador e Paraguai. As diligências na capital baiana foram conduzidas por equipes do Departamento de Polícia Metropolitana, com suporte do Departamento de Polícia Técnica para análise dos materiais apreendidos.