SALVADOR


Obras de macrodrenagem no canal Mangabeira devem ser entregues em março de 2026, afirma Conder

Investimento total nas obras é superior a R$ 275 milhões, em parceria com o Governo Federal

Foto: Divulgação/Conder

As obras de macrodrenagem do canal Mangabeira, que corta regiões de Salvador como Piatã e Bairro da Paz, devem ser entregues em março de 2026 na totalidade. É o que aponta a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), estatal do governo da Bahia responsável pela execução das intervenções. Ainda de acordo com o órgão, os trabalhos fazem parte do conjunto de obras de canalização e revestimento dos rios Jaguaribe e Mangabeira, com investimento total de mais de R$ 275 milhões, em parceria com o Governo Federal.

Cerca de 65% das obras no canal Mangabeira já foram concluídas, de acordo com a empresa. As intervenções abrangem 10 quilômetros de canais — aproximadamente 5 km em cada rio — passando pelos bairros de Piatã, Itapuã, Alto do Coqueirinho e Bairro da Paz, entre a avenida Orlando Gomes e a Paralela.

“A intenção dessa obra é minimizar os alagamentos na região do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Itapuã. Mesmo ainda em execução, a gente já vê reflexos positivos para a população, especialmente no Bairro da Paz, onde os alagamentos deixaram de ocorrer”, afirmou o engenheiro da Conder e fiscal da obra, Marcelo Araújo.

O presidente da Conder, José Trindade, afirmou que a intervenção representa uma transformação urbana que garante qualidade de vida para milhares de famílias. “É um esforço conjunto entre os governos estadual e federal para acabar com os alagamentos históricos da região”, disse.