SALVADOR


Na Cidade Baixa, Zé Trindade abre curso de capacitação para mulheres na construção civil

A primeira turma do curso, realizado no Conselho Comunitário de Vila Ruy Barbosa, reúne 20 mulheres da região

Foto: Gilberto Junior/ Divulgação

 

O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, deu início a mais uma ação social na área de abrangência das obras de micro e macrodrenagem que estão sendo executadas na Cidade Baixa, em Salvador. Destinado exclusivamente às mulheres da comunidade impactada pelo projeto, o curso “Construa com Elas” visa inserir o público-alvo no mercado de trabalho da construção civil.

A primeira turma do curso, realizado no Conselho Comunitário de Vila Ruy Barbosa, reúne 20 mulheres da região em atividades teóricas e práticas sobre assentamento de alvenaria, remoção e colocação de pisos, pintura de superfícies e noções de instalações prediais. A capacitação terá 40 horas de aula distribuídas em dez dias, com carga diária de quatro horas. Outras turmas e cursos serão oferecidos durante a obra.

Ao dar boas-vindas às participantes, José Trindade destacou que a Conder não se limita a executar obras, mas também assume o compromisso de transformar a vida das pessoas. “O objetivo técnico da obra é acabar com os alagamentos, mas o objetivo do Governo do Estado vai muito além, por isso estamos fazendo esse trabalho social em paralelo à macrodrenagem”, explicou o presidente da companhia.

Na opinião do gestor, o curso pode significar uma “virada de chave” para as mulheres da comunidade. “A gente acredita que essa capacitação é um ponto de partida para inseri-las no mercado de trabalho, inclusive nas obras do Governo do Estado. Na Conder, assumimos o compromisso de ampliar a presença feminina em nossos canteiros na capital e no interior do estado e esse curso nos ajuda a alcançar esse objetivo. Essa é uma orientação direta do governador Jerônimo Rodrigues”, garantiu Trindade.

Integrantes do curso, Rosimere Sousa, 59 anos, e Larissa Monteiro, 27 – mulheres em etapas diversas da vida pessoal e profissional, colocam suas expectativas para o futuro na construção civil: “Esse curso significa uma nova chance para mim. Sempre cuidei da família e não tive oportunidade antes, mas agora quero conquistar minha independência e o meu próprio sustento. Já cheguei a ajudar meu ex-marido em serviços de pedreiro, mas agora vou aprender de verdade. Tenho certeza de que nós, mulheres, vamos conseguir”, afirmou Rosimere.

Para Larissa, sua curiosidade foi a motivação para a busca de uma vaga na área: “Sempre fui muito curiosa e gosto de aprender coisas novas, por isso a construção civil me atrai tanto. Já fiz curso técnico em segurança do trabalho e agora quero me aprofundar nessa área, me dedicar e conquistar um espaço no mercado. Meu sonho é trabalhar com construção civil, e esse curso é um passo importante para chegar lá”, afirmou.

O “Construa com Elas” integra o Projeto de Trabalho Social (PTS) da Conder, que também prevê cursos e oficinas voltados a outros públicos nas áreas de alimentação, meio ambiente, saúde e bem-estar. Todas essas atividades reforçam o papel social das obras públicas como vetores de transformação coletiva, empoderamento e fortalecimento dos territórios.