SALVADOR


Mulheres são detidas ao tentar levar drogas a presídio na Mata Escura; Bahia soma 6º caso em 1 mês

Flagrante ocorreu durante procedimento de revista com o uso de bodyscan; procurada, Seap não respondeu

Imagem: Divulgação/Seap

 

Duas mulheres foram detidas na segunda-feira (12) após tentar entrar com drogas escondidas nas partes íntimas na Cadeia Pública de Salvador, localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura. O flagrante ocorreu durante procedimento de revista com o uso de bodyscan e é o sexto registro do tipo em presídios baianos em pouco mais de um mês. 

Imagens do equipamento indicaram a presença de material ilícito introduzido nos corpos das visitantes uma era companheira de um interno, e a segunda, irmã de outro. Ambas confessaram o delito.

Questionada pela reportagem sobre a adoção de medidas de reforço nos acessos às unidades, a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) ainda não respondeu.

Segundo a pasta, as mulheres carregavam aproximadamente 150 gramas de substância análoga à maconha e cerca de 50 gramas de substância análoga à cocaína.

As duas foram encaminhadas para a Central de Flagrantes para adoção das medidas cabíveis, informou a pasta.

O caso já é o 6º registrado em unidas prisionais do estado em um intervalo de 35 dias.

No dia 8 de dezembro, uma mulher foi flagrada com um objeto cilíndrico introduzido na região anal quando visitaria um custodiado no Conjunto Penal de Eunápolis.

Dois dias depois, uma outra mulher foi presa nas mesmas circunstâncias no Complexo da Mata Escura.

Em 18 de dezembro, a Seap registrou duas tentativas de entrada de drogas em presídios de Lauro de Freitas e no Conjunto Penal de Eunápolis neste último, mulheres levavam drogas escondidas em uma espécie de compartimento secreto nas sandálias.

No dia 6 de janeiro, outros dois casos foram reportados, respectivamente, em Eunápolis e Barreiras.