SALVADOR


MPBA denuncia por tentativa de homicídio doloso motorista que atropelou atleta em Salvador

Acusado atropelou atleta enquanto dirigia alcoolizado e em alta velocidade na Pituba

Foto: Reprodução/MP-BA

 

O Ministério Público da Bahia (MPBA) denunciou nesta quarta-feira (10), Cleydson Cardoso Costa Filho por tentativa de homicídio doloso, com dolo eventual. Segundo a acusação, ele dirigia em alta velocidade, sob efeito de álcool, quando perdeu o controle do veículo e atropelou Emerson Silva Pinheiro, um atleta amador que fazia sua corrida matinal na Avenida Octávio Mangabeira, bairro da Pituba. A vítima sofreu fraturas graves e precisou passar por cirurgia, resultando na amputação da perna direita.

De acordo com a denúncia, o acusado apresentava sinais claros de alteração da capacidade psicomotora, como forte odor etílico, fala desconexa e instabilidade motora. O veículo colidiu com barracas, destruiu um quiosque e arrancou um piquete de concreto de proteção aos pedestres, evidenciando a gravidade da ação.

O MPBA destacou que o crime é qualificado pelo uso de meio que resultou em perigo comum, já que outras pessoas que transitavam na avenida também foram colocadas em risco, além de dificultar a defesa da vítima que corria dentro da faixa destinada a esportistas.

Segundo a acusação, Cleydson agiu com dolo eventual ao assumir conscientemente o risco de causar a morte de alguém, pouco importando com a vida e a integridade física de pedestres. O processo segue em tramitação para apuração das responsabilidades criminais do motorista.