SALVADOR


Moradores de São Rafael ganham campo com grama sintética

Batizado de Arena Recanto, o equipamento fica localizado na entrada do Conjunto Recanto das Ilha

Foto: Valter Pontes/Secom/Prefeitura de Salvador

A Prefeitura de Salvador inaugurou um campo de grama sintética do bairro de São Rafael. A entrega foi feita pelo prefeito Bruno Reis e o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, nesta sexta-feira (31). Batizado de Arena Recanto, o equipamento fica localizado na entrada do Conjunto Recanto das Ilha.

Este é o 86º campo com grama sintética inaugurado pela gestão municipal, de um total de 122 já executados. “Aqui, na Arena Recanto, a prefeitura investiu no novo gramado, iluminação em LED, recuperação do alambrado, ou seja, um novo equipamento para convivência dos moradores. Acreditamos no esporte como ferramenta de transformação social, de promoção da saúde e de combate à violência”, declarou o prefeito.

A arena integra o complexo esportivo Edson Menezes, também composto por uma quadra de futevôlei e aparelhos de musculação, que foi construído pela gestão municipal em 2021. Com o novo investimento, a expectativa é potencializar as atividades de esporte e lazer que acontecem no bairro.

O secretário Júnior Magalhães destacou o impacto social e comunitário dos novos equipamentos esportivos espalhados pela capital baiana. “Antigamente, a população só tinha acesso a um campo com gramado sintético se alugasse, se juntasse um grupo de amigos para isso. Só que aí veio a Prefeitura e fez requalificação da malha esportiva em larga escala, democratizando o acesso gratuito das comunidades a esses espaços”, destacou.

Integração – Antes tomado pela terra batida e por problemas de drenagem, o campo do Recanto das Ilhas agora se tornou um ponto de encontro de diferentes localidades. Isso porque moradores de bairros próximos, como São Marcos, Pau da Lima e até da região Suburbana, utilizam o espaço para partidas de futebol. Além disso, alunos da escolinha do Sport Clube Camaçariense realizam treinos no local, e idosos se reúnem nas primeiras horas da manhã para realizar exercícios físicos e atividades de integração.

Morador da região há 37 anos e liderança comunitária, Ronaldo Lima Dias, 43, celebrou a entrega e ressaltou os benefícios trazidos pela requalificação. “Aqui era um campo de barro, e a gente sofria muito com a drenagem, diferente de agora. Mesmo com as chuvas recentes, não alagou nada. A Prefeitura, ao fazer uma obra dessa magnitude, salva vidas, por trazer jovens que poderiam estar no crime para o futebol, para a atividade física. É uma ferramenta importante para cuidar da saúde e para transformar sonhos em realidade”, avaliou.