SALVADOR


Linhas de ônibus da Estação da Lapa deixam subsolo e passam a operar no térreo  

Transferência de dez linhas tem objetivo de reorganizar o fluxo de passageiros e melhorar a circulação no terminal. 

Foto: Ascom Semob

A partir deste sábado (27), dez linhas de ônibus que operavam no subsolo da Estação da Lapa, em Salvador, passaram a funcionar no térreo do terminal. A mudança faz parte de um processo de reorganização da mobilidade no local, com o intuito de facilitar o embarque e desembarque de passageiros. 

De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), a alteração busca reduzir a concentração de usuários em um único espaço, garantindo maior fluidez no subsolo e distribuindo melhor o fluxo no terminal. Além disso, a medida também pretende ampliar a segurança e o conforto de quem utiliza diariamente a Lapa, um dos pontos de transporte mais movimentados da capital baiana. 

As linhas transferidas atendem diferentes bairros da cidade e seguem operando normalmente, apenas com o novo ponto de embarque e desembarque. A Semob reforça que agentes estarão no terminal para orientar os passageiros durante o período de adaptação. 

A Estação da Lapa recebe, diariamente, milhares de pessoas e é considerada estratégica para a integração do transporte público em Salvador. Com a mudança, a expectativa é de que a circulação interna no terminal se torne mais organizada e eficiente. 

Confira como ficarão as linhas após as mudanças:  

Plataforma A 

Linhas 0530 – Lapa x Cosme de Farias; 0117 – Lapa x Brotas/Daniel Lisboa via Waldemar Falcão; e 0503 – Brotas x Lapa 

Plataforma C 

Linhas 1615 – Lapa x Plataforma; 1648 – Alto do Cabrito / Boa Vista do Lobato x Estação Lapa; 1533 – Fazenda Coutos x Lapa; 1651 – Base Naval/São Thomé x Lapa (Via Estrada Velha); 1604 – Base Naval/São Thomé/Escola de Menor x Lapa (Via Escola de Menores); 1627 – Lapa x Terezinha; e 1628 – Lapa x Rio Sena.