SALVADOR


Isolamento é causa de índices sociais baixos, e ponte pode resolver problema, diz superintendente

Projeto do sistema viário Salvador-Itaparica é apresentado na Alba nesta quarta-feira (17)

Foto: Lucas Franco/Mundo BA

Autoridades, deputados estaduais do governo e representantes do consórcio responsável pela obra apresentaram o projeto da Ponte Salvador-Itaparica, na manhã desta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador.

Superintendente de planejamento em logística e transporte da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), Mateus Dias, apresentou dados comparativos entre quatro regiões baianas e alegou que duas delas têm índices sociais baixos em decorrência do isolamento geográfico.

“Precisamos reativar esse vetor de desenvolvimento do Baixo Sul e do Recôncavo. Nas últimas décadas, por conta do isolamento, essas regiões foram delegadas a segundo plano”, justificou.

As regiões comparadas foram Região Metropolitana de Salvador (RMS), Recôncavo Norte, Recôncavo Sul, Baixo Sul e Itaparica, com as últimas duas apresentando os índices sociais mais baixos.

Foto: Lucas Franco/MundoBA

Projetos anteriores para viabilizar a obra foram descartados porque, durante a pandemia de Covid-19, houve revisão nos custos da execução, por consequência da inflação da época.