SALVADOR


Hotelaria de Salvador registra 65,6% de ocupação em setembro e crescimento de 11%

Turismo de negócios, eventos culturais e esportivos impulsionaram a demanda na capital baiana, mesmo fora da alta temporada

Foto: Divulgação/GOVBA

 

A rede hoteleira de Salvador registrou taxa média de ocupação de 65,64% em setembro de 2025, resultado ligeiramente inferior ao do mesmo período do ano passado, quando a cidade alcançou 67,52%.

A diária média, por outro lado, apresentou crescimento expressivo de 11,3% em relação a 2024, chegando a R$ 655,00. Com isso, o Revpar, indicador que mede a receita gerada por apartamento disponível, avançou 8,3%, atingindo R$ 429,92.

A ocupação atingiu picos de demanda próximos a 80% em alguns dias da segunda quinzena de setembro, especialmente de 17 a 20 e de 24 a 27. Nesse período, a cidade foi palco de grandes congressos, eventos corporativos, além de eventos culturais, como o Festival da Primavera e eventos esportivos, como a Maratona Salvador. O forte calendário de eventos em diversas áreas tem se mostrado uma estratégia eficaz na atração de visitantes e novamente isso foi visto durante o mês de setembro.

A exemplo do que vem ocorrendo em outros meses fora do verão e julho, os dias úteis de setembro registraram taxas de ocupação um pouco superiores aos de finais de semana, o que reforça a importância do turismo de negócios e eventos para a manutenção do fluxo turístico fora da alta temporada, em conjunto com a grande vocação para o turismo de lazer e cultural que a cidade possui, naturalmente.

“Salvador, de maneira geral, tem demonstrado melhorias em seus indicadores hoteleiros e, ao longo dos últimos anos, o último quadrimestre tem sido um período em que a cidade tem registrado um bom fluxo turístico. Precisamos também reforçar as ações promocionais do destino para a manutenção de um bom fluxo ao longo do fim do ano e do próximo verão, a exemplo do Road Show Salvador, uma parceria da ABIH-BA com a Prefeitura de Salvador, evento que foi retomado agora em setembro e que capacita agentes de viagem de importantes polos emissores de turistas para Salvador em diversas localidades”, destaca Wilson Spagnol, presidente da ABIH-BA.

Os dados sobre o desempenho hoteleiro são da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH-BA e ABIH Brasil. O levantamento digital é atualizado diariamente pelos hotéis no Portal Cesta Competitiva e permite acompanhar a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana.