SALVADOR


Greve dos professores em Salvador chega ao fim após mais de dois meses

Decisão foi tomada em assembleia realizada nesta sexta-feira (18)

Foto: Divulgação/APLB

 

Depois de longos 74 dias de paralisação, os professores da rede municipal de Salvador encerraram a greve. A decisão foi tomada em uma assembleia realizada na manhã desta sexta-feira(18), no Ginásio de Esportes dos Bancários, no centro da cidade.

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), o acordo oferecido pela Prefeitura de Salvador foi aceito pela categoria.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), havia decretado na última quinta-feira (17), uma multa diária de R$30 mil para o presidente da APLB, Rui Oliveira, pelo descumprimento de decisões judiciais que determinaram a suspensão do movimento grevista na rede municipal de ensino.

De acordo com o TJ-BA, devido ao reajuste salarial e os demais pleitos da categoria estarem em negociação entre a prefeitura e os educadores, não tinha motivos que justificassem a greve.

O tribunal também autorizou a Prefeitura de Salvador descontar os dias não trabalhados dos salários do grevistas, conforme é previsto em lei.