SALVADOR


Garis e margaridas encerram greve após avanços e retomam coleta de lixo em Salvador

Sindicato da categoria diz que disse que paralisação nacional resultou na conquista de benefícios que os trabalhadores não tinham no período junino

Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

 

Chegou ao fim nesta terça-feira (23) a greve nacional dos garis e margaridas para pressionar a votação do PL 4146 no Senado. A paralisação ocorreu em todo o país.

A coordenadora-geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello, disse que a mobilização resultou na conquista de benefícios que os trabalhadores não tinham no período junino.

“A greve acabou, mas precisamos apoiar os garis e margaridas e reforçar a valorização deles como profissionais e garantir os direitos trabalhistas. Salário base, carga horária definida, índice de insalubridade, aposentadoria especial entre outros benefícios como qualquer trabalhador deste país. É um reparo histórico que precisa ser reconhecido urgente no Senado”, afirmou a dirigente.

Ela também apresentou alguns avanços para os trabalhadores de limpeza urbana na Bahia. Segundo Ana, o serviço de varrição foi restabelecido.

“Na verdade o que avançamos foi [a conquista de] horas extras no dia do São João, além de uma folga, que não tinha, e a escala 5×2, continua na mesa de negociação. Tem ainda 40% para o trabalhador da especial, que continua na luta. A briga para aprovação do PL dos Garis e Margaridas continua no Senado”, explicou.