SALVADOR


Flipelô 2025 homenageia Dias Gomes e reúne autores internacionais a partir desta quarta

Dramaturgo baiano marcou cultura brasileira com livros, peças e novelas

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

O Centro Histórico de Salvador recebe, a partir desta quarta-feira (6), a 9ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), maior evento cultural literário da Bahia. Até domingo (10), o ponto turístico será tomado por literatura, música, teatro, artes visuais e gastronomia.

A abertura aconteceu às 19h com o espetáculo “Os dias bem amados: vida e obra de um autor baiano”, em homenagem ao dramaturgo Dias Gomes, escolhido como figura central desta edição.

A expectativa da organização é atrair cerca de 250 mil pessoas, que devem circular por mais de 150 espaços públicos e privados ativados entre a Praça Municipal e o Santo Antônio Além do Carmo.

Criada para preservar a memória do escritor Jorge Amado, a Flipelô ampliou seu alcance ao se tornar um caldeirão multicultural. Em 2025, a programação inclui 352 autores brasileiros e oito nomes internacionais.

Um dos destaques é a participação do marfinense Armand Patrick Gbaka-Brédé, conhecido como GauZ, autor de “De Pé, Tá Pago”. Ele estará na Casa Motiva no sábado (11), a partir das 11h.