SALVADOR


Festividades do 2 de Julho contarão com mais de 2 mil policiais e bombeiros em Salvador

Cortejo também será monitorado por câmeras com reconhecimento facial

Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

 

Com o objetivo de repetir o excelente resultado obtido em 2024, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) vai mobilizar mais de 2 mil agentes das Forças de Segurança para atuar no desfile do 2 de Julho de 2025, data que marca os 202 anos da Independência da Bahia. No ano passado, a SSP registrou ausência de crimes graves contra a vida e o patrimônio durante todo o trajeto do cortejo.

A estrutura de segurança contará com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que será ativado para monitorar todo o percurso do desfile, da Lapinha ao Campo Grande, com a participação de 24 órgãos estaduais e municipais.

Estarão envolvidos profissionais das Polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros, além das superintendências de Inteligência, Telecomunicações, Tecnologia e Gestão Integrada da Ação Policial. Também atuam servidores da Seap, Sesab, Casa Militar, Sufotur, Coelba, Embasa, CCR Metrô Bahia, Fundação Gregório de Matos, Transalvador, Semob, Semop, Sedur e Limpurb.

Tecnologia
O esquema de segurança contará com 51 câmeras, sendo 49 equipadas com tecnologia de reconhecimento facial. Os equipamentos serão responsáveis por acompanhar em tempo real o movimento durante todo o cortejo.

Uma Plataforma de Observação Elevada (POE) será posicionada em um ponto estratégico, permitindo uma visão ampla do evento e o acionamento rápido de patrulhas em caso de necessidade.

Atuação das forças de segurança
A Polícia Militar atuará com nove postos de Comando de Área, intensificando abordagens e policiamento ostensivo. Já a Polícia Civil vai reforçar o atendimento especializado e manter equipes de investigação à disposição durante toda a festa.

O Corpo de Bombeiros estará presente com equipes de primeiros socorros, busca e salvamento, além de prevenção a incêndios nas estruturas do evento. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) manterá equipes ordinárias de prontidão na Avenida Centenário, prontas para realizar exames periciais.