SALVADOR


Fechamento de agências bancárias do Itaú vai afetar cerca de 60 mil clientes em Salvador

Bancários realizaram um protesto contra ação nesta terça-feira (8)

Foto: Reprodução/redes sociais

 

Bancários realizaram, nesta terça-feira (8), um protesto em frente à agência do Itaú localizada no Imbuí, que encerrará as atividades após 25 anos de funcionamento em Salvador. A mobilização faz parte do Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores do Itaú, marcado por atos em várias cidades do país.

Na capital baiana, três agências do banco estão sendo fechadas. A unidade de Brotas foi a primeira a encerrar as atividades, no último dia 25. As outras duas, nos bairros do Cabula e do Imbuí, devem fechar até o dia 16 de julho. Ao todo, aproximadamente 60 mil clientes serão impactados na capital baiana.

Segundo o sindicato da categoria, 62 funcionários que atuam nas três agências seguem sem informações claras sobre para onde serão transferidos. Embora o Itaú tenha informado que todos serão realocados, há receio entre os trabalhadores de que ocorram demissões. Entre janeiro de 2020 e junho deste ano, 344 empregados do banco foram desligados na Bahia.

Somente neste ano, o Itaú já fechou 130 agências em todo o país. A instituição justifica as decisões pelo crescimento do uso de canais digitais para a realização de serviços bancários.