SALVADOR


Fechado há quase uma década, antigo Centro de Convenções deve ter solução em ‘curto espaço’, diz secretário

Segundo Afonso Florence (Casa Civil), imbróglio trabalhista já foi resolvido, mas há ainda uma questão cartorial envolvendo a prefeitura

Imagem: Reprodução/TV Bahia

 

O secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence, afirmou nesta segunda-feira (4) que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve anunciar em breve uma solução para o imbróglio envolvendo a venda do terreno do antigo Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio, em Salvador.

O equipamento foi fechado em setembro de 2016, na gestão Rui Costa, após desabamento de parte da fachada.

Segundo Florence, pendências trabalhistas já foram resolvidas, mas há ainda uma questão cartorial a ser superada, uma vez que parte do equipamento pertence à prefeitura.

“Estamos prestes a resolver no âmbito cartorial. Porque isso evita ter que ter lei, ter que regularizar o da prefeitura para o Estado. Estamos demonstrando que foi uma realidade fundiária de uma outra época. Nossa expectativa é conseguir resolver em curto espaço de tempo. Se der tudo certo, brevemente haverá um anúncio do governador de uma solução”, disse Florence em entrevista ao Grupo Lomes de Comunicação.

Em 2021, a Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) chegou a autorizar a venda do imóvel, avaliado à época em R$ 300 milhões. Uma dívida trabalhista com ex-funcionários da Bahiatursa, no entanto, impediu a operação.

Em janeiro, no entanto, o próprio Florence afirmou que a venda do terreno seria selada ainda no primeiro semestre deste ano —a lista inclui também as alienações do Colégio Estadual Odorico Tavares, no Canela, e da sede do Detran, na avenida ACM. 

“Quem conhece o Centro de Convenções lembra que são dois blocos e tem uma passagem que leva a um estacionamento. Aquilo ali é uma rua de Salvador, tem uma lei que cria uma rua. Então, temos um prédio com uma área de passagem para um estacionamento. O prédio não é só do governo do Estado, é também da prefeitura”, afirmou o secretário.