SALVADOR


Famosos e autoridades lamentam morte de Mãe Carmen: ‘Profunda reverência’

Líder do Terreiro do Gantois morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 98 anos

Foto: Reprodução/Instagram/@terreirocasabranca

 

Famosos e políticos usaram as redes sociais para lamentar a morte de Mãe Carmen, líder do Terreiro do Gantois, aos 98 anos. A ialorixá morreu na madrugada desta sexta-feira (26), após ficar duas semanas internada com uma forte gripe no Hospital Português, em Salvador. A causa da morte, dia e local de sepultamento haviam sido divulgados até a publicação deste texto.

Filha mais nova de Mãe Menininha (1894-1986), Mãe Carmen comandava o Gantois desde 2002. O tempo religioso é um dos mais antigos e importantes para o candomblé no Brasil.

Entre as personalidades que externaram pesar pela morte da ialorixá estão a cantora Maria Bethânia e a atriz Regina Casé.

Veja a seguir as manifestações:

Regina Casé, atriz

“Como vai ser chegar na Bahia e não correr pra esse colo… Que vida longa, que vida linda, que vida plena! Meu coração dói mas minha alma exulta de gratidão por ter tido a benção de conviver tantos e tantos anos com esta mulher maravilhosa!”, escreveu a atriz, numa publicação em que compartilhou fotos ao lado da ialorixá.

Maria Bethânia, cantora

“Profunda reverência”, publicou a cantora, num post que mostra a imagem de Mãe Carmen no telão de um show realizado pela cantora e o irmão, Caetano Veloso.
Bethânia mantém uma relação histórica com o terreiro do Gantois, onde foi iniciada no candomblé por Mãe Menininha, em 1981.

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia

“Sua condução do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do nosso estado, representa um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana. É assim que Mãe Carmen será sempre lembrada.”

Bruno Reis, prefeito de Salvador

“Com profundo pesar, Salvador se despede de Mãe Carmen do Gantois, uma mulher de muita sabedoria e amor ao próximo, cuja trajetória deixa um legado imenso de preservação da ancestralidade e de cuidado com as pessoas. Mãe Carmen seguirá como luz a guiar caminhos e a fortalecer nossa cidade, seguindo os passos de sua Mãe. Meus sentimentos à família, aos filhos e filhas de santo e a toda a comunidade do Gantois.”

Secretaria Estadual de Cultura da Bahia

“A Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SecultBA) lamenta o falecimento de Mãe Carmen, Ialorixá do Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, mais conhecido como Terreiro do Gantois.

A formação dos pilares da cultura afro-brasileira passa pela força dos terreiros. Lideranças como Mãe Carmen são cruciais nessa construção social que preserva tradições, ancestralidade e atos de cuidado e acolhimento com as comunidades.

A passagem de Mãe Carmen reafirma o impacto de sua trajetória, marcada por devoção, coragem e serviço ao candomblé. Além disso, reforça a sua relevância familiar e matriarcal no axé. Ela é filha de Mãe Menininha do Gantois, uma das ialorixás mais importantes da Bahia.

A SecultBA se solidariza com familiares, amigos, filhas e filhos de santo, e toda comunidade religiosa e cultural.”

Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo

“Com profundo sentimento recebo a notícia da morte de Mãe Carmen, ialorixá que, por mais de duas décadas, conduziu com sabedoria e generosidade o Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, o Terreiro do Gantois.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador reverencia o legado de Mãe Carmen que dedicou sua vida ao cuidado espiritual, social e humano na comunidade do Gantois, sendo fundamental na formação de crianças, jovens e mulheres, com ações socioeducativas.

A filha de Mãe Menininha do Gantois foi guardiã de um patrimônio que une fé, cultura, memória e resistência. Sua trajetória fortaleceu o diálogo inter-religioso, a formação cultural, as ações sociais e a preservação dos saberes ancestrais que moldam a identidade de Salvador.

Esse legado à frente de um dos mais antigos e fundamentais territórios de espiritualidade de matriz africana do Brasil, orgulha Salvador e permanece vivo. Que a espiritualidade abençoe todos amigos e familiares. A cidade de Salvador agradece sua passagem pela terra.”