SALVADOR


Estudantes terão gratuidade no transporte em Salvador nos dois domingos de Enem

Benefício foi anunciado pelo prefeito Bruno Reis e será aplicado no período das 10h às 20h

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

 

Os estudantes de Salvador que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (9) e no próximo (16) terão gratuidade no transporte coletivo da capital. O benefício foi anunciado pelo prefeito Bruno Reis e será aplicado no período das 10h às 20h, em ônibus regulares, BRT e no Sistema de Transporte Complementar (STEC).

Para ter acesso à gratuidade, o estudante deverá utilizar o cartão Salvador Card de meia passagem estudantil ao passar pela catraca. Não será necessário apresentar comprovante de inscrição, mas o cartão precisa estar ativo e válido.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a medida busca garantir tranquilidade aos candidatos. “Essa é uma política pública de inclusão social para a juventude de nossa cidade”, afirmou. Já a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, destacou o impacto positivo para as famílias. “Além de reduzir o custo, o benefício traz segurança emocional para quem vai realizar uma prova decisiva”, disse.

A Semob também montou uma operação especial de reforço do transporte para os dias de prova. Serão 143 ônibus extras em 72 linhas e 21 terminais estratégicos, como Acesso Norte, Pirajá, Mussurunga e Águas Claras. O órgão orienta que os estudantes saiam de casa com antecedência para evitar atrasos.