SALVADOR


Estudantes convocam ato contra aumento da tarifa de ônibus em Salvador

Manifestação acontece nesta terça-feira (13), a partir das 11h, em frente à sede do Executivo municipal

Foto: Uíse Epitácio/Divulgação

 

Entidades estudantis e movimentos sociais farão nesta terça-feira (13) um ato contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Salvador, que saltou de R$ 5,60 para R$ 5,90 no dia 5 de janeiro. A concentração terá início às 11h, na Prefeitura Municipal, mesmo local onde fica a sede da prefeitura da capital.

Anunciado às vésperas de 2026 por Bruno Reis (União Brasil), o reajuste de 5,36% está acima da inflação acumulada no período, de 3,9%, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) do IBGE. Os sistemas BRT e Stec também passaram a cobrar a mesma quantia.

LEIA TAMBÉM: Vereadora diz que governo é ‘sensível’ ao manter tarifa do metrô e volta a criticar reajuste nos ônibus

Durante a mobilização em frente ao prédio do Executivo municipal, os organizadores vão protocolar um ofício com pedido de uma audiência pública para debater o valor da passagem no transporte público e discutir alternativas para a política de mobilidade urbana na capital baiana.

De acordo com dados levantados pelas organizações envolvidas, a capital baiana possui 33,2% da população vivendo abaixo da linha da pobreza e taxa de desemprego de 16,7%, a maior entre as capitais brasileiras.

A tarifa atualmente praticada é a mais alta do Nordeste e está entre as mais elevadas do país acima até mesmo de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

O ato é convocado por entidades estudantis como a UNE (União Nacional dos Estudantes, Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, UEB (União dos Estudantes da Bahia) e Abes (Associação Baiana Estudantil Secundarista), com apoio de representantes da Frente Brasil Popular e à Frente Povo Sem Medo.