SALVADOR


Fernando Guerreiro diz ser ‘mais do que justo’ proposta de Lula para tornar Dois de Julho data nacional

Presidente da Fundação Gregório de Mattos afirmou ter expectativa que reconhecimento seja aprovado no Congresso

Foto: Jorge Jesus/MundoBA

 

Com informações do repórter Lucas Franco

O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, afirmou nesta quarta-feira considerar importante a proposta do presidente Lula (PT) para tornar o Dois de Julho uma data nacional. O petista marcará presença no cortejo ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e aliados.

“A gente sabe que, sem o Dois de Julho, não teria Independência. Então é mais do que justo que essa festa vire uma festa nacional, e o Brasil inteiro comemore. A gente está aí trabalhando junto nesse sentido e é fantástico isso se concretizar. Acho que essa festa tem que virar uma festa nacional”, disse Guerreiro ao MundoBA.

Anunciada durante desfile no ano passado, a proposta de Lula visa reconhecer a importância histórica da expulsão das tropas portuguesas de Salvador, em 1823, consolidando a independência do Brasil após o 7 de Setembro.

“Encaminhamos hoje um projeto de lei ao Congresso Nacional para tornar o dia 2 de Julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Nesta quarta, estarei em Salvador para comemorar esta data histórica junto ao povo baiano”, escreveu o presidente nas redes sociais.