SALVADOR


Corridas por aplicativo sobem 35% em Salvador em um ano, aponta IPCA

Capital baiana teve o quarto maior aumento entre as capitais brasileiras

Foto: Divulgação/Uber

 

As corridas por aplicativo em Salvador ficaram 35% mais caras entre junho de 2024 e junho de 2025, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A capital baiana registrou o quarto maior aumento entre as capitais brasileiras, ficando atrás apenas de Brasília, São Paulo e Recife.

No ranking geral dos itens que mais encareceram no período, o transporte por aplicativo aparece em segundo lugar, com alta média de 44,5% no país, atrás apenas do café, que subiu 77,8%.

Os principais picos de reajuste aconteceram em dezembro de 2024 (20,7%) e junho de 2025 (13,77%). Os números superam, inclusive, a variação nos preços dos combustíveis, que tiveram aumento de 6,92% no mesmo intervalo. Isso indica que outros fatores, além do custo dos insumos, estão impactando diretamente no valor final das corridas.

Um projeto de lei que limita a participação das empresas a 25% do valor das corridas e regula o trabalho dos motoristas está parado na Câmara dos Deputados há cerca de um ano, sem previsão de votação. A proposta foi retirada da pauta da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços após um acordo entre parlamentares.