SALVADOR


Conselho do Carnaval rebate representantes de blocos e acusa associação de distorcer informações

Em nota oficial, entidade criticou tentativas de suspensão de reuniões

Foto: Valter Pontes/ Secom

 

O Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) se pronunciou após as ações da Associação de Blocos de Salvador (ABS) para suspender reuniões do órgão com objetivo de definir uma nova Mesa Diretora e a Coordenação Executiva. O pronunciamento veio por meio de uma nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (21).

Segundo o Comcar, a associação está se aproveitando do assento que possui no colegiado para espalhar narrativas que não compactuam com a verdade.

“Utilizando-se do assento que possui no colegiado, a ABS tem disseminado narrativas inverídicas e desconectadas da realidade. Sem encontrar respaldo entre os demais membros do Conselho, recorre frequentemente à imprensa com o intuito de distorcer os fatos e, de forma inadmissível, tenta pressionar e chantagear a Mesa Diretora para que atenda aos seus interesses”, diz um trecho da nota.

O comunicado surge após um pedido feito pela ABS e pela Associação Cultural de Entidades de Matriz Africana (Acema), para que uma liminar suspenda um encontro do conselho que estava previsto para o dia 10 de abril deste ano, com a intenção de discutir e aprovar regras e critérios dos desfiles de participantes do Carnaval de Salvador.

À época, as associações alegaram que a reunião havia sido convocada com menos de oito dias úteis de antecedência, além de questionarem uma suposta recondução de Márcia Mamede ao cargo de Coordenadora Executiva do Comncar.