SALVADOR


Codesal reforça segurança e realiza vistoria preventiva na Boca do Rio para o Festival Virada Salvador 2026

Inspeções técnicas começam antes da festa e seguem diariamente para garantir a segurança do público na Arena O Canto da Cidade

Foto: Ascom Codesal

 

A poucos dias do início do Festival Virada Salvador 2026, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) deu início às ações preventivas para garantir que o público aproveite a festa com tranquilidade. Nesta terça-feira (16), equipes do órgão realizaram uma vistoria técnica na Arena O Canto da Cidade, no bairro da Boca do Rio, local que recebe o maior réveillon do país. A ação contou com o apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).

Durante a inspeção, técnicos percorreram toda a área do evento, avaliando desde as condições do terreno e dos passeios até os portais de acesso, pontos de hidratação e principais conexões elétricas. Segundo a engenheira Rita Jane Moraes, da Codesal, também foram analisados os dispositivos de combate a incêndio e a área destinada à queima de fogos, prevista para a virada do ano. As vistorias seguirão de forma diária ao longo dos cinco dias de programação.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que o trabalho é essencial para prevenir riscos e garantir a integridade do público. “Nossas equipes analisam riscos estruturais, elétricos e de outras naturezas nos palcos e na arena, garantindo a estabilidade das estruturas, em atuação articulada com outros órgãos e plantão 24 horas durante todo o evento”, afirmou.

Além da atuação no festival, a Codesal segue com suas atividades regulares em regime de plantão permanente, incluindo vistorias em imóveis e o monitoramento das condições meteorológicas pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec). Em situações de risco, como desabamentos, alagamentos, deslizamentos ou incêndios, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, com ligação gratuita.