SALVADOR


Codecon inicia ‘Operação Dia dos Pais’ para fiscalizar comércio em Salvador

Ação vai até sexta-feira (8) e busca coibir práticas abusivas nas vendas de produtos mais procurados na data comemorativa

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMs

 

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), iniciou nesta segunda-feira (4) a Operação Dia dos Pais 2025. A ação tem como objetivo fiscalizar o comércio da capital baiana e coibir práticas abusivas que desrespeitem o Código de Defesa do Consumidor (CDC), especialmente neste período de aumento nas vendas.

As primeiras vistorias ocorreram em lojas do centro de Salvador, com foco em estabelecimentos que vendem produtos com alta demanda nesta época, como relógios, perfumes, óculos, calçados e eletrônicos. A operação segue até sexta-feira (8), com equipes percorrendo diferentes pontos da cidade.

Na Avenida Sete de Setembro, os fiscais verificaram se os comerciantes estão cumprindo normas como exposição clara dos preços, validade dos produtos, higiene do ambiente, informação sobre formas de pagamento e a obrigatoriedade de disponibilizar o Código de Defesa do Consumidor. Uma loja de confecções masculinas, por exemplo, chamou atenção por exibir um QR Code com acesso ao CDC logo na entrada e manter a vitrine organizada com preços visíveis nas peças.

“Temos muitos anos no mercado e sabemos que o consumidor precisa encontrar tudo em ordem”, afirmou Tatiane Paixão, vendedora da loja há nove anos, destacando o aumento no movimento durante datas comemorativas.

Após a vistoria no comércio de rua, a fiscalização seguiu para dois grandes shoppings localizados no centro da cidade.

Canais de denúncia
Consumidores que identificarem irregularidades podem denunciar por meio do aplicativo Codecon Mobile, do app Fala Salvador, do site www.codecon.salvador.ba.gov.br ou pelo portal www.falasalvador.ba.gov.br. A Central de Atendimento Disque Salvador também está disponível pelo número 156.