SALVADOR


Cavalaria da PM vai reforçar segurança em áreas turísticas de Salvador durante o verão

Setenta cavalos vão auxiliar policias nas áreas de grande circulação até abril de 2026

Foto: Matheus Landim /GOVBA

 

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) vai utilizar a cavalaria no patrulhamento ostensivo durante a Operação Verão 2025/26, em Salvador. Ao todo, 70 cavalos serão empregados na alta estação, que segue até abril de 2026, com o objetivo de ampliar o alcance visual dos policiais e antecipar situações de risco em locais de grande circulação.

O reforço será concentrado em áreas com maior fluxo de pessoas e intensa movimentação turística. Entre os bairros que contarão com policiamento ostensivo até o fim da temporada estão Stella Maris, Itapuã, Boca do Rio, Jardim dos Namorados, Barra, São Tomé de Paripe e Bonfim. No bairro do Comércio, a PM também atua no monitoramento de áreas frequentadas por cruzeiristas.

Segundo o comandante da Cavalaria da PMBA em Salvador, major Vinícius Moreno, a presença da tropa montada contribui para a redução de crimes patrimoniais. “A ostensividade com tropa montada zera ocorrências de furtos, roubos, aqueles delitos que incomodam o cidadão comum”, afirmou. De acordo com ele, um policial montado equivale a dez agentes atuando a pé.

A operação conta ainda com integração entre policiais em bicicletas, motocicletas, viaturas e patrulhamento a pé, com comunicação via rádio, além do apoio de câmeras de videomonitoramento e drones.

A Operação Verão 2025/26 prevê um incremento de 9.500 policiais militares em regime de plantão até abril em toda Bahia. Nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Porto Seguro e Feira de Santana a PM também conta com a cavalaria para reforço da segurança.

“É muito bom. Eu estava com o celular na mão. Só de ter a presença da cavalaria aqui já deixa a gente mais tranquilo”, dividiu a turista de Brasília, Denise França.