SALVADOR


Carnaval de Salvador terá tecnologia de monitoramento em tempo real contra apagões

Iluminação pública terá apoio da ferramenta de telegestão para identificar variações na rede elétrica entre os festejos

Foto: Alfredo Filho / Secom PMS

 

O circuito de iluminação do Carnaval de Salvador terá monitoramento em tempo real pela primeira vez em sua história. O sistema fiscalizado pela Prefeitura de Salvador terá 30 dispositivos equipados com tecnologia NB-IoT para evitar apagões de energia durante a folia. Os equipamentos serão instalados nas principais vias de acesso da cidade.

A nova ferramenta foi utilizada no Festival Virada Salvador e, após reduzir o tempo de resposta dos técnicos, será testada no Carnaval. O sistema permite a atuação imediata das equipes de suporte ao identificar falhas e variações na rede elétrica, o que permite maior controle e segurança do circuito.

Segundo Ângelo Magalhães, diretor de Iluminação Pública da Prefeitura, o Carnaval de 2026 será o “mais iluminado” do país com o sistema de telegestão.

Conforme a prefeitura, os investimentos em iluminação pública terão cerca de 6 mil novos projetores instalados entre os circuitos. Os equipamentos possuem menor potência e maior eficiência, entregando mais luminosidade com menor consumo elétrico e maior controle do feixe de luz, reduzindo sombreamentos e garantindo uma visibilidade adequada durante todo o percurso da folia.

Apesar das melhorias na rede elétrica, outros setores também passarão por mudanças. “Esse cuidado também chega a áreas sensíveis, como sanitários públicos e pontos de grande circulação, com um olhar de proteção às mulheres e aos públicos mais vulneráveis. É um trabalho integrado, moderno e inteligente, que reforça a importância da iluminação pública para que Salvador entregue o maior Carnaval do Brasil, com mais segurança, mais inclusão e mais qualidade para quem vive e quem visita a nossa cidade”, diz Ângelo.