SALVADOR


Capital baiana é escolhida para projeto internacional de ônibus elétricos

Salvador se junta a outras três cidades brasileiras em iniciativa global

Fotos e texto: Ascom Semob

 

A Prefeitura de Salvador foi selecionada para integrar um projeto internacional que visa acelerar a transição para veículos elétricos no transporte público. O anúncio foi feito durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado no Rio de Janeiro.

O programa, intitulado “Ônibus Elétricos e Transformação da Indústria no Brasil: Acelerando a Transição Justa e Verde”, prevê um fundo inicial de 80 milhões de euros para impulsionar a aquisição de ônibus elétricos e fortalecer a cadeia produtiva nacional de mobilidade limpa.

Ao todo, dez cidades no mundo foram escolhidas para participar do projeto, sendo quatro delas brasileiras: Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. A expectativa é mobilizar cerca de 450 milhões de euros em investimentos privados para viabilizar a compra de mais de 1.700 novos ônibus elétricos até 2030, o que deve dobrar a frota atual no país.

Com a inclusão no projeto, a cidade receberá assistência técnica especializada em diagnóstico, planejamento estratégico, estudos de viabilidade e capacitação, além de apoio institucional para integrar critérios de inclusão social e de gênero na eletrificação da frota.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério das Cidades, o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, o BTG Pactual, o Mitigation Action Facility (MAF) e o WRI Brasil.

Além dessa iniciativa, a capital prepara uma operação de crédito junto ao Banco Mundial, no valor de 94 milhões de dólares, para a compra de mais 100 ônibus elétricos e ampliação da infraestrutura de recarga.