SALVADOR


Base Comunitária promove ação de reaproveitamento em Lagoa do Abaeté

Ação integrada tem como objetivo reaproveitar peças em desuso e expor trabalhos produzidos

Fotos: Arquivo Escola Nova

 

A Base Comunitária de Segurança (BCS) do Bairro da Paz da 15ª CIPM em parceria com artesãs voluntárias e a comunidade, realiza nesta sexta-feira (25) a ação “A arte do aproveitar”, a partir das 15h. O evento gratuito será realizado na Casa da Música, na Lagoa do Abaeté, em Itapuã e estará recheado de arte, música e cultura.

A iniciativa tem como objetivo apresentar ações que foram realizadas pela Polícia Militar no Bairro da Paz, pela Base Comunitária de Segurança (BCS). O Pró Recicla transforma a vida de costureiras há seis anos. Essas mulheres viram uma oportunidade de gerar renda transformando uniformes antigos da PM para produção de artesanatos e roupas. Representando o projeto no evento com um desfile de moda das peças produzidas pela Maria Gama, estilista que produziu as peças e atraiu garotas da comunidade.

Além do desfile será realizada uma apresentação musical, que marcará a volta do Primeiro Som da BCS Bairro da Paz, projeto de música da comunidade que já envolveu 800 crianças adolescentes por meio de aulas de música. As aulas são comandadas pelo percussionista soldado Moraes, que por ser cadeirante irá marcar a importância da inclusão social de pessoas com deficiência naquela comunidade.

Uma exposição de arte com telas acontecerá ainda no evento, com material reciclado como tecido do fardamento em desuso, produzidas por crianças das escolas onde o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é aplicado. Essa atividade de arte é resultado da parceria da PM com a artista plástica Eneida Tosta, que realizou oficinas artísticas com o conteúdo aplicados durante o Proerd, que já atendeu duas mil crianças e adolescentes no Bairro da Paz.

A BCS Bairro da Paz, que foi inaugurada há 13 anos, faz parte da 15ª CIPM, comandada pelo major Albert, e o capitão Queiróz é o responsável pela gestão da BCS. Esportes e educação, como curso preparatório para o ENEM, também são áreas de outros projetos de inclusão que são realizados por policiais militares.