SALVADOR


Bancários protestam contra demissões e condições de trabalho no Santander em Salvador

Sindicato denuncia fechamento de agências e precarização do atendimento

Foto: Divulgação/Sindicato Santander

 

Funcionários do Santander realizaram um protesto em agências do banco nesta terça-feira (4), em Salvador. A mobilização fez parte do Dia Nacional de Luta e foi uma resposta à política da empresa, questionada pelos bancários.

Na capital baiana, a paralisação ocorreu nas agências da Pituba, Tancredo Neves, Barra e Alphaville. De acordo com o Sindicato dos Bancários, responsável pela coordenação do ato, o Santander encerrou 3.288 postos de trabalho nos últimos 12 meses, sendo 2.171 apenas entre julho e setembro.

Além das demissões, o banco também fechou 585 pontos de atendimento em todo o país no mesmo período. Durante a manhã, representantes do sindicato distribuíram cartas abertas a funcionários e clientes, denunciando as condições de trabalho e o impacto das mudanças.

“Foram levantadas ainda questões graves, como a chamada ‘multicanalidade’, que tem colocado gerentes nas ruas em busca de clientes, sem estrutura adequada, apenas com um notebook na mão, enquanto o atendimento é precarizado por falta de funcionários”, afirmou o Sindicato dos Bancários, em nota.