SALVADOR


Assassinato de americano atrapalha estratégia de trazer visitantes estrangeiros a Salvador, diz Bruno Reis

Vítima foi morta a tiros em Brotas, na noite desta terça-feira (20)

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

 

O assassinato de um americano em Brotas, na noite desta terça-feira (20), atrapalha a estratégia de trazer mais visitantes estrangeiros a Salvador, disse o prefeito Bruno Reis (União Brasil).

“Salvador é uma das cidades que mais receberam turistas internacionais esse ano. Inclusive bateu recordes, mas aí acontece um episódio como esse, com repercussão nacional e internacional, que compromete todo um esforço que a prefeitura faz sozinha em recuperar a cidade”, disse Bruno Reis durante evento da prefeitura em Matatu de Brotas, na manhã desta quarta-feira (21).

O americano Abissa Kobenan Nkettia, de 57 anos, foi assassinado a tiros após ser alvo de uma tentativa de assalto na avenida Dom João VI, no bairro de Brotas, em Salvador. A vítima levou três tiros no tórax ao reagir à ação criminosa. Os autores são dois homens, que fugiram em uma motocicleta.

Nenhum deles havia sido identificado e preso até a publicação deste texto.

Imagens de câmeras de segurança de um condomínio registraram o crime. O vídeo mostra a vítima saindo de moto após deixar uma padaria. Em seguida, Abissa é abordado pelos dois homens e entra em luta corporal com a dupla.

Ele é jogado no chão e baleado. Os suspeitos fogem em seguida. A mochila do americano foi encontrada no local com cartões de crédito, cédulas de real, dólar americano e cedi ganês, moeda oficial de Gana. O crime ocorreu próximo do Colégio Nossa Senhora da Conceição.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas Abissa não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações da TV Bahia, Abissa era natural do estado de Iowa, nos Estados Unidos. Ainda não se sabe se ele passava férias em Salvador ou se morava na cidade.

O caso será investigado pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).