SALVADOR


Área de risco em Matatu de Brotas recebe contenção de encosta

Antes da obra, área foi atingida com recentes deslizamentos de terra

Foto: Valter Pontes/Secom/Prefeitura de Salvador

 

A Prefeitura de Salvador inaugurou na manhã desta quarta-feira (21) uma nova contenção de encosta na Ladeira de Santa Rita, no bairro de Matatu de Brotas. A entrega faz parte da estratégia do município para redução de riscos e proteção de áreas vulneráveis para deslizamentos de terra na capital.

Com investimento de R$ 1,3 milhão, a contenção mede cerca de 15 metros de comprimento e foi projetada em solo grampeado, solução definitiva para estabilização do talude. O pacote de serviços inclui a colocação de guarda-corpo, construção de calçada, pavimentação e drenagem. As intervenções foram executadas pela Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas).

“A área de cima da encosta chegou a ficar muito tempo interditada, o que impediu a passagem do caminhão que faz a coleta de lixo, de ambulâncias do Samu e até do transporte por aplicativo. Agora, além de devolver a circulação dos veículos, garantimos mais segurança e noites de sono mais tranquilas para os moradores que vivem ao redor”, disse o prefeito Bruno Reis.

O prefeito explicou que a obra vai além da contenção de encosta. “Fizemos recapeamento da rua, instalamos guarda-corpo, executamos drenagem e asfaltamento, porque também havia problemas de alagamentos. Também recuperamos casas que tinham sido danificadas. Todo esse investimento vai contribuir no enfrentamento aos impactos das chuvas, fazendo com que Salvador seja uma cidade ainda mais resistente e resiliente.”

O diretor da Codesal (Defesa Civil de Salvador, Adriano Silveira, disse que a encosta na Ladeira de Santa Rita já havia sido mapeada como de alto risco e classificou a obra de contenção como fundamental diante das possibilidades de mais deslizamentos.

“A Codesal monitora e classifica as áreas de risco da cidade e, a partir dessa análise, solicita os projetos e intervenções. Aqui foi executada uma estrutura de contenção com solo grampeado, justamente para evitar qualquer tipo de escorregamento de terra no futuro e, assim, proteger as famílias”, declarou.

Com a entrega em Matatu de Brotas, a cidade chega a 574 áreas protegidas com intervenções realizadas pela gestão municipal.