SALVADOR


Apenas 8% dos moradores das zonas de restrição do Carnaval solicitaram credencial de veículos

Prazo para cadastramento online e entrega do adesivo em casa termina em 23 de novembro

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

 

Moradores de 92% dos cerca de 33 mil imóveis localizados nas zonas de restrição de circulação do Carnaval ainda não solicitaram as credenciais no site da Superintendência de Trânsito de Salvador (transalvador.salvador.ba.gov.br). O prazo para fazer o requerimento online e receber o adesivo em casa termina no próximo dia 23 de novembro.

Desde a abertura do procedimento, em 1º de setembro, apenas os residentes de aproximadamente 2,6 mil imóveis cadastraram ou confirmaram os dados de pelo menos um veículo. Cada imóvel tem direito a receber até duas credenciais. Ao acessar o site da autarquia, basta clicar no ícone “Carnaval 2026”, disponível na página inicial.

“É muito importante que os moradores façam a solicitação de forma on-line. O processo é rápido, evita filas nos postos de atendimento e garante que o adesivo seja entregue diretamente em casa, sem necessidade de deslocamento. Além disso, o credenciamento dentro do prazo facilita a organização do trânsito e contribui para que o Carnaval aconteça com mais segurança viária e tranquilidade para todos”, destaca Diego Brito, superintendente da Transalvador.

A solicitação da credencial pelo site é ainda mais simples para quem já fez o cadastro anteriormente. Nesse caso, basta acessar o sistema com o mesmo login e senha, confirmar o veículo já cadastrado no ano passado, substituí-lo ou incluir os dados de um novo automóvel. O cidadão que já tiver o cadastro prévio e não confirmar, substituir ou incluir um novo veículo até a data limite deverá ir aos postos físicos, que terão data e locais divulgados posteriormente, caso deseje uma nova credencial.

Quem ainda não possui cadastro pode fazer o registro virtualmente até 23 de novembro. Para isso, o proprietário do imóvel ou o inquilino deve informar os números do IPTU, CPF/CNPJ e o e-mail. O CPF informado deve ser o do proprietário do imóvel.

Em seguida, o sistema enviará para o e-mail informado um código de acesso. Após o login, devem ser informados os números do Renavam (que constam no documento do veículo) e da placa do automóvel a ser cadastrado.

Até o final do prazo, será possível alterar as placas cadastradas. Depois de 23 de novembro, o procedimento só poderá ser feito presencialmente em um dos postos de atendimento, mediante troca do adesivo e apresentação do documento do novo veículo (CRLV). O início do atendimento presencial e os locais de funcionamento serão divulgados futuramente.

As credenciais serão entregues nas residências dos moradores que cadastrarem os veículos até 23 de novembro. Quem perder o prazo precisará retirar o adesivo em um dos postos. Mesmo após a data limite, o morador poderá cadastrar as placas no site, mas deverá comparecer presencialmente para a retirada.

Como nos anos anteriores, o Carnaval de 2026 contará com cinco grandes áreas de restrição de circulação de veículos, subdivididas em 12 subáreas. As credenciais são específicas para cada local. Veículos sem liberação ou que acessarem áreas diferentes da registrada estarão sujeitos a multa de R$ 130,16, infração de natureza média prevista no artigo 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de quatro pontos na CNH.