SALVADOR


Vice-prefeita diz que retomada de voos entre Salvador e Panamá é ‘reflexo do grande momento da capital baiana’

Nova rota será operada pela companhia Copa Airlines

Foto: Adam Vidal/Secom PMS

 

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Ana Paula Matos, afirmou nesta quinta-feira (3) que a retomada dos voos diretos entre a capital baiana e a Cidade do Panamá simboliza o bom momento vivido pela cidade. A nova rota será operada pela companhia Copa Airlines, que oficializou o anúncio durante evento no Aeroporto de Salvador.

“A retomada dos voos entre Salvador e o Panamá é uma grande conquista para o turismo da nossa capital e fortalece Salvador como destino internacional cada vez mais conectado com o mundo”, afirmou Ana Paula. Segundo ela, a nova frequência representa uma rota estratégica que amplia o intercâmbio com a América Central, Caribe e América do Norte, beneficiando inclusive o afroturismo e os afroempreendedores locais.

A vice-prefeita explicou que as negociações começaram no ano passado, com envolvimento direto da Secult e dirigentes da Copa Airlines. Em maio, ela esteve no Panamá para apresentar pessoalmente o plano da Prefeitura. “Nos comprometemos a fazer tudo o que fosse possível para atrair esse voo. Desenvolvemos um plano de comunicação e contamos com o apoio essencial do trade turístico, que ofereceu tarifas especiais nos hotéis”, ressaltou.

Ana Paula também revelou que Salvador disputava a nova rota com Recife e celebrou a vitória: “Somos referência mundial em afroturismo, a cidade mais negra fora da África. Esse voo nos conecta com o Caribe e com o afroturismo norte-americano. Mostramos ao mundo quem é Salvador”. Ela citou ainda dados sobre a demanda reprimida: “Cerca de 80 mil baianos viajam anualmente a São Paulo ou outras cidades para embarcar aos EUA. Só 2 mil voaram pela Copa. Agora, isso muda. Salvador terá sua conexão direta”.

Investimentos e promoção internacional

A secretária ressaltou que a conquista é fruto de ações estratégicas da Prefeitura para fortalecer Salvador como destino turístico. Entre elas, destacou a criação de novos equipamentos culturais, como a Cidade da Música, a Casa das Histórias e o Arquivo Público, a requalificação de espaços históricos, a inauguração do novo Centro de Convenções e o trabalho contínuo de promoção da cultura afro-brasileira.

“Essa retomada de voos é o coroamento de um grande momento da cidade, que figura entre os destinos mais desejados do país. Salvador tem sido cada vez melhor para os turistas e, sobretudo, para os soteropolitanos”, destacou Ana Paula.