SALVADOR


Alunos da rede municipal participam do Sistema de Avaliação Baiano de Educação

Provas em Salvador medem aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática e ajudam a orientar políticas públicas

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

 

Entre os dias 6 e 10 de outubro, estudantes do 5º e do 9º ano da rede municipal de ensino de Salvador participam do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe). A iniciativa, realizada pelo Governo do Estado, tem como objetivo medir o nível de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.

Todas as escolas municipais que oferecem esses segmentos vão aplicar a avaliação, em formato impresso e com a presença de avaliadores externos. Além das provas objetivas, os estudantes também vão responder a questões abertas, conhecidas como itens de resposta construída, que exigem maior elaboração.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a preparação para o Sabe acontece ao longo de todo o ano letivo, com investimentos na formação dos professores e foco em habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Fortalecemos os docentes para que trabalhem com seus alunos os conteúdos essenciais, assegurando aprendizagens necessárias e garantindo que estejam prontos para a prova”, explica Consuelo Almeida, gerente de Formação, Avaliação e Monitoramento da Smed.

Durante a semana da avaliação, as escolas recebem orientações específicas e os alunos contam com uma merenda diferenciada como incentivo. Além da prova, os estudantes também respondem a um questionário contextual, que aborda aspectos como raça, gênero, condição socioeconômica e ambiente de aprendizagem. Já em novembro, será a vez dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental realizarem o exame, etapa considerada essencial para medir o nível de alfabetização.