SALVADOR


‘Agosto Lilás’ tem programação especial nos centros de atendimento à mulher de Salvador

Atividades, que vão até dia 31, envolvem saúde, empoderamento e acolhimento

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

 

Durante todo o mês de agosto, as três unidades do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Salvador estarão promovendo uma programação especial como parte da campanha Agosto Lilás, uma ação que simboliza o comprometimento coletivo em combater a violência de gênero.

No Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), na Fazenda Grande II, terá uma atividade de autocuidado, com a participação de uma equipe da Unidade de Saúde da Família Jaguaripe. A ação ocorre nesta quinta-feira (14), das 9h às 12. Além disso, no dia 26, será realizado um cinedebate com o filme Até a Última Gota, que será seguido de uma discussão sobre a violência doméstica.

O Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), localizado no Caminho das Árvores, recebe na próxima quinta-feira (14) uma sessão focada em autocuidado em parceria com a Fio 360. Uma sessão de dança terapia, conduzida por Hildete Clara Hora, será realizada nos dias 20 e 27, com o objetivo de promover o bem-estar físico e emocional. Ainda no dia 20, o CRAMLV recebe a roda de conversa Empoderamento Feminino e Autoestima, que contará com a participação de Laisa Domingos.

Além das atividades nos centros, o CRAM em Movimento, serviço itinerante que realiza ações preventivas contra a violência, passará em diversos pontos da cidade até o dia 29 de agosto, oferecendo orientação e apoio às mulheres. O serviço estará na Praça Irmã Dulce, na quermesse de Santa Dulce dos Pobres neste sábado (9) e, em seguida, passará por lugares como Shopping Bela Vista, Unidade Básica de Saúde (UBS) César de Araújo, Unidade de Saúde da Família (USF) Imbuí, Shopping Center Lapa, UBS Maria Conceição Santiago Imbassahy, Cidade da Luz (Pituaçu) e USF Pituaçu.

Os centros de referência de atendimento à mulher estão em três bairros diferentes em Salvador e oferecem uma rede de apoio integral para mulheres que enfrentam violência doméstica e familiar. Os serviços incluem atendimento psicológico, jurídico e social, além de apoio para encaminhamentos a outros serviços da rede de proteção. A Prefeitura de Salvador ampliou recentemente a atuação dessas unidades, com o objetivo de acolher, orientar e proteger as mulheres em situação de risco.

Informações de endereço e contato:
CRAM Loreta Valadares: Av. Tancredo Neves, Caminho das Árvores – Casa da Mulher Brasileira. Atendimento: 8h às 17h (Segunda a sexta-feira). Tel: (71) 3202-7396 / 9701-4675
CREAM Arlette Magalhães Rua José Seixas Filho, nº 11CH, Fazenda Grande II. Atendimento: 8h às 17h (Segunda a sexta-feira). Tel: (71) 3202-7380
CAMSID (Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce): Rua Lelis Piedade, nº 63, Ribeira. Atendimento: 8h às 17h (Segunda a sexta-feira). Atendimento 24h para acolhimento. Tel: (71) 3202-7399