SALVADOR


Aeroporto de Salvador terá limite de 10 minutos para embarque e desembarque

Sistema “Kiss & Fly” começa a funcionar em janeiro e busca dar mais fluidez ao trânsito no local, que chega a 1.100 veículos por hora nos horários de pico

Foto: Divulgação

O Aeroporto Internacional de Salvador irá implementar um sistema que visa limitar o tempo de estadia de veículos nas áreas de desembarque e embarque. A medida estabelece um tempo máximo de 10 minutos e já acontece em diversos aeroportos no mundo, inclusive em Fortaleza, no Ceará, e em Campinas, em São Paulo. O sistema é chamado de “Kiss & Fly” (beije e voe).

De acordo com Julio Ribas, CEO do Aeroporto, as obras de melhoria no meio-fio estão em andamento e devem ficar prontas até dezembro. O objetivo do projeto, que deve começar a funcionar em janeiro, é tornar o trânsito de veículos mais fluido no local e evitar que carros parados atrapalhem o fluxo, que chega a atingir até 1.100 veículos por hora nos horários de pico.

“É o tempo da pessoa acessar o aeroporto, abrir o porta-malas, tirar a mala, dizer uma palavra de adeus à outra pessoa, fechar o carro e ir. É o dobro do que precisa. Cinco minutos seriam suficientes”, explica Julio Ribas.

A definição do tempo foi feita com base em estudos e simulações realizadas pela Vinci, concessionária responsável pelo Aeroporto, em conjunto com a Secretaria de Mobilidade.