SALVADOR


Aeroporto de Salvador prevê alta de 19% na movimentação de passageiros durante o Carnaval

Entre 11 e 22 de fevereiro, terminal terá 365 mil assentos disponíveis e reforço nas operações nacionais e internacionais

Foto: Will Recarey/Vinci Airports

 

O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, se prepara para registrar a maior concentração de passageiros no Carnaval desde o início da concessão, em 2018. Entre os dias 11 e 22 de fevereiro, o terminal da capital baiana contará com 365 mil assentos disponíveis, volume 19% superior ao registrado no mesmo período de 2025.

A ampliação fortalece a conexão da Bahia com destinos nacionais e internacionais. Neste ano, estão previstos 335 mil assentos domésticos, alta de 18% em comparação ao ano passado. São Paulo segue como o principal destino de origem e saída dos viajantes. O crescimento é impulsionado pelo aumento da oferta de companhias como a Gol, que ampliou em 30% o número de assentos, e a LATAM, com avanço de 13%.

No mercado internacional, serão 30 mil assentos, crescimento de 28% em relação a 2025. A expansão é puxada pelo aumento de 8% na oferta da TAP, que terá voos extras em fevereiro e março. A Sky Airline amplia em 33% sua operação, enquanto a Air Europa registra alta de 6% e a Air France, de 1%. O período também marca novas operações da Flybondi e da Copa Airlines. O cenário reforça a estratégia do aeroporto de ampliar a conectividade aérea diante da crescente demanda de turistas estrangeiros com destino a Salvador.

“A alta estação tem consolidado o Aeroporto como um dos principais hubs da região Nordeste, conectando Salvador aos mais diversos destinos nacionais e internacionais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. Além de gerar mais opções de conectividade, esse aumento na oferta de assentos consolida Salvador como um dos principais destinos carnavalescos do país e potencializa os impactos positivos em toda cadeia turística”, destaca Júlia Orrico, diretora comercial da VINCI Airports no Brasil.

Experiência do passageiro

No período carnavalesco, o clima de festa começa ainda no aeroporto. O Salvador Bahia Airport contará com ativações de marcas e ações de receptivo em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador. A ambientação do terminal será reforçada por campanhas nos painéis digitais da Eletromidia, ampliando a conexão dos passageiros com a folia desde a chegada.

Assim como nos anos anteriores, os foliões poderão retirar seus abadás logo após o desembarque. As empresas Quero Abadá, Central do Carnaval e Folia Bahia terão estandes temporários no terminal, funcionando das 9h às 21h, para entrega das camisas mediante agendamento prévio nos respectivos sites. Também haverá espaços para customização dos abadás, oferecendo mais praticidade aos turistas.

O Projeto Refoliar também estará presente no aeroporto, com urnas para coleta de abadás usados entre os dias 6 e 27 de fevereiro. A iniciativa de economia circular transforma resíduos têxteis em mochilas escolares destinadas a estudantes da rede pública.

Diversidade e inclusão

Durante o Carnaval, o aeroporto apoiará ações voltadas à promoção da diversidade e inclusão, como o Guia Antirracista para o Carnaval. O material foi desenvolvido pelo Instituto Afetto, consultoria especializada em diversidade e direitos humanos, com o objetivo de orientar o público sobre práticas racistas que ainda ocorrem durante a festa e informar como denunciá-las.

O terminal também apoia, por mais um ano, o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher, organizado pela Secretaria da Reparação. A iniciativa atua de forma preventiva na identificação de casos de racismo, LGBTfobia e violência contra a mulher ao longo do Carnaval.