POLÍTICA


Zema confirma pré-candidatura à Presidência e mira espaço deixado por Bolsonaro

Governador de Minas vai lançar oficialmente seu nome no dia 16 de agosto, com apoio do Partido Novo

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

 

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lançará oficialmente sua pré-candidatura à presidência da República no próximo dia 16 de agosto, em evento realizado em São Paulo. O encontro contará com cerca de 1,5 mil convidados e marca a aposta do Partido Novo nas eleições de 2026.

De acordo com Lauro Jardim, em sua coluna no portal O Globo, Zema pretende se posicionar como alternativa à polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve disputar a reeleição, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível até 2030. Embora convidado, Bolsonaro não poderá comparecer ao evento por estar proibido de sair de Brasília nos fins de semana.

O ex-mandatário é alvo de medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após operação da Polícia Federal. Entre as restrições, Bolsonaro está usando tornozeleira eletrônica, não pode acessar redes sociais nem manter contato com investigados, incluindo o próprio filho Eduardo Bolsonaro.

Com o lançamento da candidatura de Zema, o campo da direita liberal ganha um novo nome na corrida presidencial. Outros possíveis candidatos em 2026 incluem Ronaldo Caiado (União Brasil), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD) e Michelle Bolsonaro (PL).